4 min de leitura

Você já se perguntou: "O que são domínios, afinal?" Bem, dê uma olhada lá no topo da tela. Vê aquela parte no topo da janela do seu navegador na barra de URL? É a parte que começa com " https: // " na barra de endereço. A segunda parte do URL é o domínio. No nosso caso, é souzahost.com.br .


Vamos dar uma olhada no que está acontecendo por trás desse domínio.

Cada site é identificado por uma série exclusiva de números chamada endereço IP. Este conjunto numérico é o que seu computador usa para se conectar ao servidor onde residem os dados do site.

158.69.27.206

Os números são ótimos para o computador, mas é mais fácil para as pessoas usarem palavras que possam lembrar. As palavras usadas para identificar um site são conhecidas como domínio ou URL e, como o endereço IP, são exclusivas para cada site. Pense nisso como um telefone celular: você quer ligar para sua mãe, então você simplesmente clica no seu contato "Mãe" e seu telefone disca o número de telefone de sua mãe. Os domínios são conectados aos endereços IP da mesma maneira.


Quais são as partes de um domínio?

Os domínios, como a maioria das ideias brilhantes, funcionam em mais de um nível. Eles incluem um domínio de nível superior e um domínio de segundo nível. E, como ideias brilhantes, eles também giram em torno de um único ponto - ou, nosso caso, dois pontos.

À esquerda do primeiro ponto está o domínio de segundo nível, que pode ser o seu nome, o nome da sua empresa, blog ou loja. É a "identidade" do seu site. Em nosso caso, o domínio de segundo nível é "souzahost".

À direita do primeiro ponto está o domínio de nível superior (ou TLD), neste caso o TLD é ".com", mas você também pode ter visto TLDs como .com, .net ou .org, ou com identificadores de país como .br, .pt, .uk ou .de. No caso, o .br se refere ao Brasil. Da mesma forma, cada país possui a sua própria extensão de domínio.

Embora o domínio de nível superior seja essencial para o funcionamento de um domínio, também é menos emocionante do que o domínio de segundo nível. É provavelmente por isso que às vezes é chamado de domínio "pai".

O interessante sobre os domínios é que você pode escolher quase qualquer nome que desejar como domínio de segundo nível. E, claro, você pode escolher .com para seu domínio de nível superior, mas quem não quer um "pai" legal? Opções como .club, .store e até .pizza são apenas algumas maneiras de impulsionar seu jogo de domínio de nível superior.

Agora que já sabe sobre domínio, talvez precise registrar um?


Qual é o propósito de um domínio?

Em algum momento, alguém provavelmente disse: "Ei, você deve registrar um domínio. " E você pode ter respondido: "Tudo bem... mas por quê?"

A verdade é que se você tem um site, ele precisa ter um endereço, e esse endereço precisa ter um nome.

Mas há outras boas razões para registrar um domínio também.

O registro de um domínio reserva-o para que ninguém mais possa registrá-lo. Portanto, pode ser inteligente abocanhar um domínio agora - seu nome pessoal, nome da empresa ou outras coisas nas quais você está envolvido, como o título de um livro, nome de banda ou hobby - apenas para retirá-lo "do mercado".

No meu caso, posso não precisar do domínio whinderssonsouza.com hoje, mas com certeza vou querer possuí-lo quando me tornar super famoso.


Também há e-mail personalizado.

Quer um endereço de e-mail como [email protected]? Para obter um endereço tão elegante e personalizado, você precisará primeiro reservar o domínio e, em seguida, anexá-lo à hospedagem de e-mail . Esta é uma jogada inteligente, especialmente se você estiver administrando um site de negócios. Dessa forma, seus clientes podem se lembrar facilmente de [email protected] com a mesma facilidade com que se lembram de seu próprio domínio.


Não tem um site? Sem problemas!

Você pode apontar seu domínio para o Instagram, Facebook, Twitter ou outra conta de mídia social. Eu não sei sobre você, mas eu prefiro dizer às pessoas para me seguirem no souzahost.com do que fornecer algum URL longo e complicado. Isso me lembra, que realmente devo registrar esse domínio agora.


Qual é a diferença entre um domínio e hospedagem?

Para ter um site, você precisa de um domínio e de uma hospedagem. Seu domínio oferece às pessoas uma maneira de encontrar o seu site, e sua hospedagem é um espaço em um servidor (um computador remoto) onde reside todo o conteúdo do seu site.

Pense em um domínio como se fosse o endereço do seu site, e a hospedagem é como a casa do site. Você pode ter seu endereço antes de construir sua casa, mas para exibir todas as suas fotos no seu site, você precisará de um local para colocá-las.


O que você precisa para obter seu domínio

Agora que você já sabe tudo sobre domínios, está na hora de registrar um para o seu projeto. Siga o passo a passo para que você não tenha nenhuma dúvida. Está pronto?

  • Acesse o página Registro de Domínios e insira na barra de pesquisa o nome do domínio desejado, escolha a extensão que você deseja registrar.
  • Verifique se o domínio está disponível ou não. Se estiver, clique em "Registrar" e continue na próxima etapa. Se não estiver, veja se algumas das sugestões é uma boa opção para registrar.
  • Em seguida, você deve inserir algumas informações pessoais, como o nome completo, endereço e e-mail. Então, você pode escolher o método de pagamento.
  • Pronto, você registrou o nome do seu domínio na internet.

Lembre-se de que um domínio em si não faz você construir seu site. Será necessário que você procure um plano de criador de sites. Alguns dos planos da SouzaHost possuem domínio grátis, então aproveite e adquira sua hospedagem com domínio gratuito!

Tutoriais Relacionados

Abaixo temos mais tutoriais relacionados ao assunto acima

Comentários