7 min de leitura

Não consigo acessar o admin do WordPress” é um dos principais contratempos que os usuários do CMS podem ter. Especialmente se não se sabe por que ele aconteceu e como resolvê-lo. Pois esta é a intenção deste conteúdo: mostrar 8 jeitos diferentes para aprender como entrar no WordPress sem mais dificuldades.  


O Que Fazer Antes de Resolver o Problema?

Antes de começar, você precisa fazer algumas coisas importantes para garantir que tudo ocorra dentro do esperado. Fique atento para:

  • Restaure um Backup – Ficar preso fora do WordPress pode ser resolvido pelo simples ato de restaurar um backup do seu site. Se você não tem um, pule esta etapa e veja as outras causas e soluções mais abaixo.
  • Crie um Backup – Antes de mudar qualquer coisa no banco de dados do seu site, é necessário criar um backup dele caso algo de errado aconteça depois de qualquer mudança. 
  • Instale um Cliente FTP – Um cliente FTP como o FileZilla pode ser usado para acessar seu site de um computador local remotamente. Caso você não saiba como fazer isso, temos um tutorial completo que vai ajudar. 

8 Causas para Não Conseguir Acessar o Admin do WordPresss

Existem algumas razões que podem estar impedindo você de logar como administrador no WordPress. A seguir, vamos mostrar 8 delas e o que você deve fazer para solucionar o problema.

1. Credenciais de Login Erradas

Uma das situações mais comuns de ficar trancado pelo lado de fora do WordPress é usar as credenciais erradas de acesso. 

Como essas credenciais são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas, além de geralmente ficar invisíveis na tela do usuário, é possível que elas estejam erradas.  

Como Corrigir?

Apenas tente inserir o nome de usuário e a senha de acesso novamente. Mas com mais atenção e com a certeza de que está usando letras maiúsculas ou minúsculas de forma correta. Também não subestime números e caracteres especiais.

Se tiver passando muito trabalho em memorizar todas as suas senhas, considere usar um aplicativo gerenciador de senhas. Eles guardam todas as suas senhas em segurança e você só precisa autorizar o acesso a sua conta.

2. Senha e Recuperação de Senha Não Funcionam

É possível que, às vezes, você não consiga se lembrar da sua senha. Ou, ainda, alguém pode ter tido acesso externo ao seu site e ter mudado a sua senha original.

Como Corrigir?

Geralmente, você consegue resolver isso com o botão “Esqueceu a Senha?”. Mas se isso não funcionar, você também pode recuperar a sua senha ou mesmo mudá-la pelo painel de controle da sua hospedagem de sites.

Para fazer isso pelo cPanel da SouzaHost, siga:

  1. Faça login no cPanel (as credenciais de acesso podem/devem ser diferentes do seu site WordPress).
  2. Encontre a opção phpMyAdmin, dentro da seção Banco de Dados.
  3. Clique em phpMyAdmin (Entrar no phpMyAdmin) e você será redirecionado para a página de administração dele. Selecione Structure (Estrutura) e encontre wp_users.
    painel do banco de dados phpmyadmin
  4. Quando clicar em wp_users, você verá as credenciais de login dos usuários do seu site na próxima página. Selecione Edit (Editar).
    editar credenciais de usuários registrados no banco de dados phpmyadmin
  5. Digite uma nova senha na coluna user_pass. Se precisar fazer outras alterações, você também pode. 
  6. Antes de apertar Go (Ir) para salvar as mudanças, mude o valor da opção Function para MD5

3. Perder Privilégios de Administrador

Em algumas situações, pode ser que você perca o acesso ao admin do WordPress, em que você simplesmente não consegue fazer login ou o nome do usuário não existe. 

Isso pode acontecer por alguns motivos: os administradores do site podem ter revogado seus acessos ou até mesmo sua conta pode ter sido alvo de hackers.

Como Corrigir?

Tudo o que você precisa fazer é criar um novo usuário admin no banco de dados do seu site WordPress pelo phpMyAdmin. Para isso, faça:

  1. Faça login no cPanel e entre no banco de dados phpMyAdmin.
  2. Clique em wp_users e selecione Insert (Inserir). 
  3. Preencha as colunas a seguir. Escolha um ID Number (Número de ID) que não está em uso no banco de dados e mantenha o user_status como 0.
  4. Quando salvar as mudanças, selecione a tabela wp_usersmeta à esquerda da tela. E encontre a opção Insert (Inserir).
    tabela dos metausers do banco de dados phpmyadmin
  5. Preencha as colunas de acordo com as instruções abaixo:
    unmeta_id – pode deixar em branco, pois será gerada automaticamente.
    user_id – adicione a ID do usuário que você inseriu no passo 3.
    meta_key – digite wp_capabilities.
    meta_value – adicione a:1:{s:13:”administrator”;b:1;}.
  6. Quando estiver com tudo pronto, clique em Go (Ir) para salvar. Repita o processo, mas, agora, digite wp_user_level na meta_key e defina o meta_value para 10
  7. Clique em Go mais uma vez. Agora você já pode fazer login no WordPress com um novo usuário administrador. 

Certifique-se de inserir o meta_value corretamente. Sugerimos escrevê-lo manualmente e evitar usar a opção de copiar e colar para driblar qualquer erro.

4. Muitas Tentativas de Login

Esse erro pode ser causado por um plugin que limita a quantidade de tentativas de login. O plugin é uma ótima maneira de prevenir ataques do tipo Força Bruta, mas, às vezes, é desse jeito que o usuário fica impedido de acessar o admin do WordPress.

Como Corrigir?

Normalmente, a possibilidade de fazer login novamente reaparece depois de algum tempo. Mas se for uma situação em que você não pode esperar, você pode optar por desativar o plugin por um FTP.

Para isso, siga:

  1. Faça a configuração do FTP pelo cPanel. Se precisar de ajuda, acesse este tutorial.
  2. Faça login no servidor FTP e acesse a janela Remote Site (Lugar Remoto).
  3. Desça pela tela e encontre a pasta wp-content. Selecione plugins.   
  4. Clique com o botão direito do mouse no plugin de limite de tentativas de login, e selecione Rename (Renomear).
    exemplo de como desativar plugins pelo wp_content
  5. Salve as alterações. O plugin estará desabilitado e você poderá tentar fazer login novamente.

5. URL do WordPress Incorreta

Caso você tenha mudado o domínio do seu site recentemente, é indicado que você verifique qualquer inconsistência entre a URL do seu site e aquela armazenada no banco de dados MySQL. 

Como Corrigir?

Para resolver esse problema, tudo o que você precisa fazer é atualizar a sua base de dados com a URL certa.

6. Erro em Estabelecer Conexão com o Banco de Dados

Esse erro afeta todo o seu site. Como você não consegue se conectar com o banco de dados, você simplesmente não consegue fazer nada nele. 

Isso geralmente acontece porque algo está errado com o banco de dados, o servidor ou até mesmo arquivos corrompidos por causa de plugins defeituosos.  

Como Corrigir?

Existem duas coisas que você pode fazer para consertar isso. São elas:

  1. Ativar a função de reparos do próprio WordPress ou verificar as configurações de banco de dados pelo seu painel de controle de hospedagem. Se precisar de ajuda, siga nosso passo a passo
  2. Se esses dois métodos não funcionarem, tente desativar todos os plugins que você instalou antes do erro acontecer. Você pode fazer isso usando a mesma sequência que descrevemos na causa 4. 

7. Tela Branca da Morte (WSD)

Também conhecido como White Screen of Death (WSD), esse problema acontece quando o WordPress não mostra algo que não seja uma tela branca. As razões para isso acontecer variam de plugins problemáticos a memória insuficiente do site.

Como Corrigir?

Para resolver este problema, tente:

  1. Aumentar o limite de memória do seu site.
  2. Desabilitar todos os plugins instalados recentemente (use um cliente FTP para isso).
  3. Instale um tema padrão do WordPress pelo phpMyAdmin.

8. Erro de Sintaxe (Parse Error)

Se em alguma ocasião você esbarrar na mensagem “parse error: sintaxe error” quando tentar acessar seu site, então o culpado de tudo é mesmo da codificação incorreta. 

Esse erro é bem comum, sobretudo quando levamos em conta que uma simples letra ou espaçamento pode colocar tudo em desordem. Mas saiba que ele pode ser resolvido facilmente. 

Como Corrigir?

Tem algumas maneiras que você pode fazer fazer para contornar esse caso. Vamos lá:

  1. Rastreie a fonte do erro verificando se as mudanças que você fez recentemente no código do seu site estão inseridas corretamente e use a sintaxe apropriada.
  2. Corrija um código mal colocado usando um FTP.

Você também pode descobrir a fonte dos erros simplesmente abrindo o seu site em qualquer navegador. Espere a sintaxe da mensagem aparecer e ela vai mostrar o caminho completo do erro.

Considerações Finais

Agora o dilema “não consigo acessar o admin do WordPress” é coisa do passado. Você aprendeu 8 causas desse problema e soluções para cada uma delas. 

Vamos recapitular os pontos principais da causa e as suas soluções:

  • Credenciais de Login Erradas – Digite sua senha com mais cuidado, ou use um aplicativo de gerenciamento de senha para ter mais segurança e não precisar decorar suas senhas.
  • Senha e Recuperação de Senha Não Funcionam – Se a forma de recuperação de senha não funcionar, mude-a e crie uma nova senha pelo painel de controle de hospedagem 
  • Perda de Privilégios de Admin – Crie um novo usuário no banco de dados pelo phpMyAdmin. 
  • Muitas Tentativas de Login – Tente relogar logo na sequência, e desabilite o plugin que está impedindo essas tentativas usando um FTP.
  • URL Errada do WordPress – Isso acontece por conta da incompatibilidade de domínios ou pela mudança de URLs. Atualize o banco de dados do seu site com a nova URL pelo phpMyAdmin.
  • Erro ao Estabelecer Conexão com o Banco de Dados – Pelo seu painel de hospedagem, verifique se tem algo de errado com o banco de dados, ou desabilite temas e plugins.
  • Tela Branca da Morte – Aumente a memória do seu site, desabilite plugins problemáticos e coloque um tema padrão no seu site.
  • Erro de Sintaxe no WordPress – Encontre a fonte do erro e, em sequência, use a sintaxe correta com a ajuda de um FTP.  

É isso! Nem é tão complicado assim, certo? Basta seguir as instruções e garantir que você sempre tenha um arquivo assegurado de backup do seu site antes de fazer qualquer coisa. Logo você estará dentro do admin do WordPress. 

Tutoriais Relacionados

Abaixo temos mais tutoriais relacionados ao assunto acima

Comentários