4 min de leitura

Saber como adicionar domínios de complementos no cPanel é uma tarefa fácil pela própria ferramenta Domínios de Complementos do cPanel. Esse recurso é particularmente útil quando você tem mais de um domínio que gostaria de gerenciar na mesma conta cPanel.


O que você vai precisar

Antes de iniciar o tutorial você vai precisar:

  • Acesso ao cPanel de sua conta de hospedagem.

Encontrar a opção “Domínios de Complementos”

Primeiramente faça login em sua conta cPanel e em Domínio -> Domínios de complementos:


Utilizar a opção “Domínios de Complementos”

Após clicar em Domínios de complementos você será direcionado para a tela Criar um domínio de complemento. Abaixo vamos explicar o que cada campo desta tela significa e o que devemos colocar:

  1. No campo Nome do novo domínio vamos simplesmente colocar o nome do novo domínio que estamos adicionando. No nosso caso vamos colocar souzahost.tk.

    IMPORTANTE! O campo Subdomínio já é automaticamente preenchido pelo cPanel. Se você pretende adicionar apenas um domínio com esse nome, como por exemplo: souzahost.tk, então pode deixar do jeito que está. Mas se você possui outros domínios com o mesmo nome, mas com extensões diferentes como souzahots.com ou souzahost.net, é recomendado alterar o campo Subdomínio já que não pode haver dois subdomínios com o mesmo nome.
  2. O campo Raiz do documento também é preenchido automaticamente. Resumindo, este é o caminho onde os arquivos deste domínio serão armazenados. Em nosso caso vai ficar como: public_html/souzahost.tk. Isso significa que os arquivos de nosso domínio vão ficar armazenados na pasta public_html e dentro da subpasta souzahots.tk. Você pode mudar este caminho, se desejar, mas recomendamos que deixe desta maneira para ser mais simples e organizado.
  3. Ainda nessa tela, também temos como marcar a opção Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complementos. Isto é opcional, e como o nome indica ela cria uma conta FTP para este domínio. Se você pretende gerenciar todos os arquivos desta conta cPanel sozinho então é só deixar a opção desmarcada, mas caso você queria que um cliente ou colega gerencie os arquivos deste domínio essa opção permite que uma conta seja criada para este propósito. É importante lembrar que essa conta só vai ter acesso aos arquivos deste domínio.

OPCIONAL: Se você marcou a opção Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complementos, os seguintes campos irão aparecer:

Aqui você deve inserir o nome de usuário do FTP e senha. O cPanel também oferece um Gerador de senha para criar senhas aleatórias e seguras para sua conta – e recomendamos que faça isto.


Gerenciar Domínios de Complementos

Por fim, quando todos os campos tiverem sido preenchidos, é só clicar no botão Adicionar domínio. Pode ser que leve alguns poucos minutos até que todos os diretórios sejam criados e seu novo domínio esteja pronto para uso. Quando estiver tudo preparado você deve ver a mensagem:

Parabéns! Você acabou de adicionar um novo domínio de complemento! Agora você já pode subir os arquivos de seu site no subdiretório gerado (em nosso caso public_html/souzahost.tk).

Agora que seu domínio de complemento foi adicionado com sucesso, ele vai estar aparecendo na subseção Modificar domínio de complementos, dentro da seção Domínios de complementos:

Aqui você tem algumas opções:

  • Domínios de complementos – Todos os domínios de complementos que você adicionou vão aparecer aqui.
  • Raiz do documento – O caminho para o domínio de complemento. Ao clicar neste link você é redirecionado para o Gerenciador de Arquivos do cPanel.
  • Subdomínio – O subdomínio automático que foi criado para este domínio de complemento.
  • Redireciona para – Aqui você pode ver se o domínio de complemento está redirecionando para algum lugar. Já que não criamos nenhum redirecionamento ele mostra a mensagem not redirected. Você pode gerenciar os redirecionamentos desse domínio clicando no botão Gerenciar redirecionamento. Ao clicar, você é levado para a tela de redirecionamentos, onde você especifica o caminho para onde o domínio de complemento deve estar redirecionando:
  • Ações – Aqui temos apenas uma opção – Remover. Como o nome indica, ela remove o domínio de complemento.

Conclusão: Neste tutorial você aprendeu como adicionar domínios de complementos no cPanel utilizando a ferramenta Domínios de complementos. Agora você já pode subir os arquivos de seu site para o recém criado subdiretório de seu novo domínio.

IMPORTANTE: Para que seu domínio de complemento funcione ele deve estar apontado para os nameservers de sua hospedagem. Os nameservers corretos ou endereço de IP para criar um registro tipo A podem ser obtidos no link passado agora pouco.

Tutoriais Relacionados

Abaixo temos mais tutoriais relacionados ao assunto acima

Comentários